O verme de Grindal (Enchytraeus buchholzi) é um pequeno verme branco, de aproximadamente 1 cm de comprimento quando adulto, que se utiliza na alimentação de peixes e alevinos. O nome "grindal" parece ser proveniente do nome da Senhora Grindal, uma sueca que foi a primeira a cultivá-lo como alimento em aquariofilia.
O grande interesse por estes vermes deve-se à facilidade de cultivo, serem muito prolífero e a voracidade com que são devorados pelos peixes. Outra coisa a se ter em conta é que são óptimos para alevinos de muitas espécies e despertam o apetite em peixes enfermos, debilitados ou que não aceitem alimento comercial seco.
Os peixes sentem-se atraídos pelo alimento vivo, pelo seu movimento, devido ao seu sabor, mudando o seu comportamento de forma surpreendente quando lhes oferecemos este tipo de alimento, as suas cores ficam mais vivas, os movimentos são mais rápidos e desperta-se o instinto de caça que eles teriam se vivessem no seu habitat natural. Até os peixesmenores são capazes de come-los, desde que caibam na sua boca.
Os benefícios do alimento vivo são sem dúvida conhecidos, o problema é como conseguir e manter uma colónia. Por sorte, o verme de grindal é um dos mais fáceis de conseguir e de cuidar e permite-nos oferecer uma dieta variada aos nossos peixes.
Sem comentários:
Enviar um comentário