sexta-feira, 25 de maio de 2012

Artemia (Artemia sp.)


A Artemia (Artemia sp.), vulgarmente chamada de "camarões-de-salina", é um pequeno crustáceo que vive em lagos ou lagoas cuja água contenha alguma salinidade (água salobra) ou em salinas (com níveis elevados de salinidade), e encontram-se em todos os continentes do planeta. 


Reproduzem-se através de ovos (são ovoviviparos), designados por "cistos", que podem ser capturados nas margens dos seus locais de habitat antes das primeiras chuvas, por forma a estarem ainda desidratados. Os cistos, tal como os progenitores, podem sobreviver a condições extremas de temperatura e salinidade. 






Os Nauplios de Artemia recém-eclodida (recém-nascida) são um excelente alimento para os peixes recém-nascidos, e por isso bastante utilizados por criadores de várias espécies de água "doce" e "salgada". 


Os pequenos Nauplios são também um excelente alimento para peixes de pequeno e médio porte, com elevado valor nutritivo, e que por serem fornecidos vivos e aguentarem cerca de 24 com vida dentro do aquário, reduzem o risco de poluição da água e estimulam o lado prepador dos peixes, que adoram perseguir e "caçar" os seus alimentos. 


Os cistos da Artemia encontram-se facilmente nas lojas especializadas em aquariofilia, já devidamente preparados, depois de terem sido sujeitos a um processo de desidratação antes de embalados. Podem ser conservados até dez anos, de preferência mantidos em vácuo e secos (importante) e num local fresco. 

Sem comentários:

Enviar um comentário